Nosocómio da alma

" L'absurdité est surtout le divorce de l'homme et du monde" Albert Camus, L'Étranger

sexta-feira, fevereiro 25, 2005

Desalentos e "Lanceros"

É oficial:Cuba acaba de aderir ao "politicamente correcto" - não, os partidos políticos não foram legalizados, nem foi garantido o direito de livre associação, nem restabelecida a propriedade privada dos "meios de produção". Por razões de saúde pública, Fidel proibiu o fumo em locais públicos. Num país que tira grande parte do seu sustento da indústria do tabaco, isso é ou idiotia ou hipocrisia patológica.
Tenho pena por Cuba. Parte da idiossincrasia daquela sociedade simultaneamente espartilhada e geneticamente desalinhada, vivia dos pequenos pecadilhos que a nazificação higiénica incinerou noutras partes do mundo. Os charutos, o rum, a tradição musical irreverente marcavam o "modus vivendi" de uma sociedade que havia escolhido a sua própria " via ". Eram ilhéus de liberdade num sistema consabidamente repressivo. Eram atestados de genuinidade que conseguiam calar a monotonia do folclore ideológico, dos intermináveis discursos do "caudillo", das parangonas gigantes que apelavam à construção do socialismo, das efígies repetidas "ad nauseam" do Che, de Camilo e de outros santos improváveis de uma hagiologia marxista.
Guillermo Cabrera Infante deixou-nos recentemente, entre o nevoeiro londrino e não junto ao "malecón", como certamente gostaria, entre outras névoas, feitas de "puros" volatilizados, de brisa marinha e de calores tropicais. Numa das suas obras ( tenho uma maltratada tradução brasileira, que dá pelo nome "Fumaça pura", algures ), o escritor traçou com rara maestria as linhas essenciais da história do tabaco cubano. A certa altura, e comentando a decisão de Fidel de abandonar o fumo por conselho médico, dizia o escritor, que vou citando de memória:" ...como se um cancro quisesse evitar outro cancro". Umdos cancros venceu, e continua lá. Com estranhas mutações, que somam às paranóias habituais os maneirismos histriónicos de certos integrismos "made in USA".