Nosocómio da alma

" L'absurdité est surtout le divorce de l'homme et du monde" Albert Camus, L'Étranger

quarta-feira, junho 22, 2005

Os santos

Em Portugal, desobrem-se virtudes insuspeitas às pessoas quando estas morrem. O caso de Álvaro Cunhal e de Vasco Gonçalves são, a esse respeito, paradigmáticos. Durante uma semana, as invocações, aclamações, recordações e efabulações diárias chegavam-nos de todo o lado. Eu, que nunca morri de amores por Cunhal ou por Vasco Gonçalves , acho estranha esta beatificação profana.
De Vasco Gonçalves, arquivo em memória que o senhor era dado a discursos que a televisão transmitia e que eu gostava de ver, talvez pelo pendor histriónico do orador. Lembro-me nitidamente de alguns passagens do célebre discurso de Almada, e de ter andado atrás dos meus pais (tinha quatro anos na altura) a indagar sobre o significado de "reacção" e de "revolução". De Cunhal, tenho recordações mais profundas. Foi graças a ambos ( e a tantos outros) que durante muito tempo pensei que "fascista" era sinónimo de "automobilista".

1 Comments:

  • At 11:00 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Viva João Lima! Para quando mais assuntos aqui no nosocómio da alma? Isto anda muito parado, já há um bom tempinho que o Sr.Lima, ou direi Sr.Oliveira, nao escrevinha aqui nada...Deixe-se de preguiças que o público agradece!Beijos e um bom dia

     

Enviar um comentário

<< Home